top of page

Dicas para planejar as metas do ano

Se você chegou até aqui, certamente, se preocupa com o seu futuro e pensa em conquistar algo. Acertei? Foi pensando nisso que decidi escrever sobre dicas para planejar as metas do ano.


Todo ano acontece a mesma coisa: o ano começa e você pensa "esse ano, vai ser diferente e vou começar a...". E então, no final do ano, acontecem as frustrações. E sabe por que isso aocntece? Certamente, porque você planejou mal ou escolheu as metas desfavoráveis, por não serem alcançáveis.


Isso geralmente ocorre com os idealizadores ou pessoas super exigentes. O problema é que se frustram no final por não conquistarem o que gostariam.


Vou te dar algumas dicas para planejar as metas do ano, mas tenha em mente a necessidade de você ser realista, saber o que realmente quer e se conhecer. Sem essas bases, fica difícil qualquer planejamento.




As principais dicas para planejar as metas do ano você enontra aqui. Pensando em te ajudar a alcançar objetivos evitando frustrações quando o ano acaba foi que desenvolvi uma tabela simplificada para te ajudar e dicas para planejar as metas de ano de maneira eficaz

Além disso, acho importante frisar aqui uma frase um tanto clichê, mas que pode fazer a diferença pra você: o ano precisa começar de dentro para fora. Isso vale pra felicidade almejada, sucesso e motivação. Enquanto o que você busca estiver fora, você sempre vai tender a postergar. Tudo o que você não encontra dentro de você, você projeta e isso te gera inúmeras frustrações, porque você não controla o que está fora de si. Pense nisso antes de engatar qualquer novo projeto, seja pessoal ou profissional.


Muitas vezes, para você vencer esse desafio de entrar em contato consigo, nesse caminho de autodescoberta, precisará de uma ajuda profissional, e é aí que a psicoterapia auxilia nisso.


Mas, vamos ao que interessa. Existem muitas técnicas da área da Administração que podem ajudar nesse processo, uma delas que eu gosto muito é a SMART. E é baseada nessa técnica que estou passando essas dicas para planejar as metas do ano.


Porém, é importante salientar que quanto menos metas você planejar para o ano, melhor será para alcançá-las. Então, comece por um desafio alcançável e minimamente motivador pra você e inclua, no máximo, mais duas outras metas na lista. Três por ano é o ideal para você não se frustrar no final.


Abaixo, seguem as dicas para planejar as metas do ano:


  • Pense em uma meta específica. Exemplo: "Fazer minha reserva de emergência".

  • Essa meta precisa ser mensurável, ou seja, eu posso quantificar o progresso dela na minha própria régua.

  • Precisa ser alcançável: não adianta eu colocar como meta "ganhar na mega sena", sendo que isso não depende só de mim e existe uma possibilidade em um milhão de pessoas. Certo? Então, precisa estar dentro do seu alcance e capacidades.

  • Essa meta precisa ser relevante: algo que me motive por eu necessitar muito.

  • E eu preciso colocar um prazo para isso. Quando colocamos datas para nossos desejos e objetivos, nosso cérebro, inconscientemente nos ajuda qa cessar mais rápido as informações que precisamos no prazo certo, ou até antes. Por isso, tudo o que colocamos no papel costuma desenrolar, mesmo que inconsciente. Claro que essas dicas para planejar as metas do ano só se desenrolam efetivamente quando você coloca a mão na massa e vai atrás, mas nosso cérebro sempre dá um jeito de ajudar, mesmo sem estarmos conscientemente atentos, afinal, ele não diferencia fantasia da realidade. Dessa forma, você pensa, a coisa acontece (e não tem nada de místico nisso).


Pega essa dica - super válida para ansiedade de maneira geral, também: se você tiver qualquer ideia, faça um brainstorming (escreva tudo no papel para que facilite sua visualização e você não se perca nos pensamentos, gerando ansiedade). É preferível estar bagunçado no papel do que na sua cabeça. Assim, facilita para você ter controle dos pensamentos e, por consequência, na organização de maneira mais categorizada. Isso ajuda no planejamento das metas.


Para te ajudar ainda mais, eu desenvolvi uma tabela de metas anuais que está disponível na minha loja virtual aqui no site, por um valor simbólico. Tenho certeza que irá te ajudar!




Caso você precise de ajuda psicológica, eu posso te ajudar:

Psicóloga Michelly A. Ribeiro

CRP-08/27324

(45)99131-3177

bottom of page