top of page

Terapia Online: saiba quais são os benefícios

A terapia online possui vários benefícios. Dentre eles, está a comodidade e o conforto. Se você está buscando fazer terapia online, saiba quais são os benefícios e por que investir seu dinheiro na saúde mental, fazendo terapia online.


Terapia online: o boom


Quando estourou a pandemia em 2020, muitas pessoas se viram sem chão, sem entender mesmo o que estava acontecendo. Ninguém passou por esse momento antes, era tudo muito novo. O comércio e a vida de todo mundo pararam e aí começaram os trabalhos homeoffice.

psicóloga atendendo um paciente em uma sessão de terapia online

Além disso, muitos tiveram que se reinventar. Alguns empresários tentaram segurar seus colaboradores, porém outros, tiveram que mandá-los embora. O tema saúde mental nunca esteve tão em alta, e os consultórios de psicologia começaram a ter suas demandas aumentadas. Porém, o boom foi no aumento dos atendimentos online, ou seja, a terapia online.


Antes disso, alguns psicólogos, assim como eu, já realizavam atendimentos online. Porém, muitos dos quais apresentavam barreiras com isso, tiveram que se adequar. Dessa forma, com todas essas mudanças e a loucura da pandemia, o CFP (Conselho Federal de Psicologia) passou a exigir que todos os psicólogos que quisessem atender online, tivessem cadastro no e-Psi (site com as devidas referências de psicólogos capacitados para atender online).


Preconceitos em relação à terapia online


Há muitas pessoas que possuem preconceitos em relação à terapia online. Muitas destas pessoas acreditam que não traz os mesmos benefícios da terapia presencial. O fato é que essas pessoas deveriam experimentar antes de fazerem tal afirmação. Sabe por quê? Porque na terapia online, os psicólogos devem preservar o mesmo sigilo da terapia presencial e seguir os mesmos protocolos. A única coisa que muda é que você estará diante de uma tela de computador (ou celular).


E eu te garanto: na pandemia, a terapia online foi extremamente necessária e salvou muitas vidas, inclusive de muitos enfermeiros e médicos, em burnout, na linha de frente do combate ao COVID 19.


Eu, infelizmente, deixei de atender alguns pacientes idosos, na ocasião da pandemia, porque estes apresentaram resistência à terapia online. Consigo entender a dificuldade por essa distância geracional da tecnologia. Mas, ainda assim, com o suporte de familiares, é possível uma pessoa idosa realizar terapia online, atualmente.


Há quem prefira o presencial, justamente por conta do distanciamento propiciado pela tecnologia, imersos no mundo virtual, cada vez mais distantes uns dos outros. Mas, ainda assim, é possível tornar a terapia online mais acolhedora. Vai depender muito do profissional psicólogo que estará do outro lado da tela.


Como funciona a terapia online


Se você nunca fez terapia online, deve estar se perguntando como funciona a terapia online. Vou te explicar!


O legal da terapia online é que ela aproxima pessoas de várias regiões do Brasil e do mundo, ou seja, você pode estar no Japão e eu no Brasil e, mesmo assim poderemos nos comunicar e eu, te ajudar em suas demandas de saúde mental, utilizando minhas técnicas profissionais. Basta você ter uma internet boa, que não falhe durante o atendimento, a fim de não prejudicar o tratamento; e que esteja sozinho em um ambiente isolado, sem ser interrompido pelo período de 50 minutos a 1 hora, que é o tempo que minhas sessões de terapia online podem durar.


As mesmas regras valem para as sessões de terapia de casal online. O que muda na terapia de casal online é que ambos precisam estar no mesmo ambiente e eu possa ver o casal juntos, a fim de avaliar a dinâmica comportamental desse casal. Por isso, o ideal é sempre fazer as sessões pelo computador.


A plataforma que eu costumo utilizar em todos os atendimentos de terapia online (independente se individual ou de casal) é o Google Meet. Também aceito o Skype. No entanto, sempre dou preferência pelo Meet pelo fato de a internet ser mais estável.


Benefícios da terapia online


São vários os benefícios da terapia online e eu vou enumerar, pelos menos 8 abaixo, para ficar mais nítido para você.


  1. Você pode fazer as sessões de qualquer lugar, inclusive do conforto da sua casa;

  2. Você pode fazer as sessões mesmo se não puder sair da cama em decorrência de alguma deficiência física;

  3. Você economiza com locomoção (combustível ou transporte de maneira geral);

  4. Possui a mesma eficácia da terapia presencial;

  5. Você está coberto pelo sigilo das sessões, da mesma forma que estaria com as sessões presenciais;

  6. É possível utilizar recursos áudiovisuais existentes na internet, durante as sessões;

  7. Você pode estar viajando de férias - ou a trabalho - fora ou dentro do Brasil, e continuar sendo atendido regularmente.


Caso você queira agendar uma sessão de terapia online comigo, entre em contato:

ícone do botão de whatsapp

Psicóloga Michelly A. Ribeiro

CRP-08/27324

(45)99131-3177

Comentários


bottom of page